top of page

Sobre nós

A Família Azul nasceu como uma consciência partilhada por vários cristãos de que era necessário indicar a “porta da fé” a tantas pessoas que estão em busca, tal como nos é pedido no apelo à Nova Evangelização.

 A porta da fé

Esta “porta” que abre definitivamente o olhar do homem para Jesus Cristo, presente no nosso meio “todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Ele mostra-nos como “a arte de viver” se aprende “numa relação profunda com Ele”1. Em cada tempo, em cada geração o desafio do Evangelho toca o coração dos cristãos que se empenham a conhecer e anunciar Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com um empenho eclesial mais convicto e tendo como objectivo a Nova Evangelização a Família Azul procura esta alegria de crer. E, seguindo as indicações do Santo Padre, promove encontros baseados em autênticos testemunhos da fé e no conhecimento dos conteúdos da doutrina católica. Tendo como carisma principal o anúncio dos valores da Família de Nazaré, nos quais se reconhece o seu papel especial que têm no mistério da salvação, em particular difundindo o amor paternal, maternal e filial, procurando seguir as suas virtudes.

... e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós... (1 Pe. 3, 15b)

Razões da Fé

Empenhados em responder às inquietações do Magistério, promove o conhecimento e aprofundamento dos Documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica. Assumindo também a promoção e divulgação de subsídios de carácter apologético (Cf. 1 Pd 3, 15) para que dessa forma possamos responder enquanto católicos às diversas perguntas dos âmbitos culturais, seja em relação aos desafios das seitas, seja em relação aos problemas ligados ao secularismo e ao relativismo, seja porventura a uma série de interrogações, que provêm duma mentalidade diversa que, hoje de uma forma particular, reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas.

Cf. Bento XVI, Carta ap. Porta fidei, n. 12.

Celebrar a Fé

A Família Azul também tem como objectivo intensificar a celebração da fé na
liturgia, tendo a Eucaristia como ponto central em íntima ligação com a adoração ao Santíssimo Sacramento que é promovida como permanente, ininterrupta e como meio de rejuvenescimento da fé, não esquecendo o Rosário, como lugar de encontro pleno com a Família de Nazaré, em estreita ligação com os Pastores locais oferecendo o seu próprio testemunho de fé ao serviço da Igreja.

Terapia pela Santidade

Por fim e não menos importante, tomando consciência da situação actual da
sociedade contemporânea europeia onde a Família Azul se insere, surge como urgência e missão que a Família Azul promova a terapia através da santidade aos seus membros, seja através do Sacramento da Penitência, seja através do exercício da caridade para com aqueles, membros e não membros, que necessitam de ajuda material e espiritual.

Palavra do Magistério

"...assim como Deus vem até aos homens apenas através dos homens e para os homens, assim também os homens só chegam uns aos outros através de Deus.”

Santo Padre Papa Bento XVI

bottom of page